Marketing Digital Para Eventos e Artistas – Passo a Passo Parte 1

marketing digital para eventos
Marketing Digital Para Eventos e Artistas

Prezados, lançamos hoje uma nova coluna, a PASSO A PASSO. Será o espaço para muitas pessoas parceiras do TUNTISTUN poderem ensinar muitas coisas para vocês. Vamos falar de Marketing DIgital para Eventos e Artistas hoje, mas teremos várias categorias, como dicas de produção musical, softwares, para Djs e tantas coisas que estamos produzindo.

Vai ser um espaço dedicado a passar informações que no médio e longo prazo ajudarão a cena a se desenvolver. Com conteúdos em passo a passo, etapa a etapa.

Eu sou Guilherme Mendes, conhecido como DJ Oblongui e idealizador do TUNTISTUN. Comecei no rolê como frequentador de festas, em 1991, como amante de música eletrônica e como figura do front e das pistas como muitos na cena. Depois de alguns anos virei frequentador de cabine de DJ, até virar DJ. Muitas dessas histórias vocês podem acompanhar aqui no site.

Mas a maioria das pessoas me conhece apenas como DJ, produtor de eventos, agitador cultural, porém algumas pessoas desse segmento me conhecem de uma outra atividade que exerço, a de consultor em Marketing Digital para eventos, e especialista em geração de tráfego pago para negócios.

Nesse passo a passo vamos falar do zero ao avançado, vamos escutar as dúvidas e se possível também responder. Para isso use as mensagens dessa postagem e faça suas perguntas para entender mais de como trabalhar o Marketing DIgital para Eventos e Artistas.

O Facebook mudou, e não só o nome. 

Bem-vindo ao nosso guia de negócios no Facebook. Aqui você pode obter insights sobre como os Negócios no Facebook funcionam e descobrir como o uso de um negócio no Facebook pode trazer grandes benefícios.

Hoje em dia é cada vez mais comum os artistas usarem as redes sociais para divulgar seus eventos, carreira e músicas. O Facebook Business e o Meta Business são dois dos principais canais de marketing digital que podem ser usados para promover seu trabalho.

O Facebook Business é uma plataforma voltada para negócios, que oferece aos usuários a possibilidade de criar uma fanpage, criar anúncios para o público-alvo e analisar os resultados. Além disso, é possível conectar a página do Facebook Business com a conta do Instagram e do Messenger.

Com a reformulação do Facebook que virou Meta algumas mudanças aconteceram, e a principal delas foi a criação do Meta Business Suite. 

Primeiro passo: Você tem um perfil pessoal e um perfil empresarial no facebook? Você além de seu perfil tem uma página do evento? Sua como artista? Vamos aprender a trabalhar o Marketing digital para eventos e artistas?

Se não tem ainda você precisa criar uma página agora. 

As Páginas permitem que empresas, marcas, organizações e figuras públicas compartilhem stories e se conectem com pessoas. Assim como os perfis, as Páginas podem ser personalizadas com stories, eventos e muito mais. As pessoas que curtem ou seguem uma Página podem receber atualizações no próprio Feed.

Para criar uma Página:

  1. Acesse facebook.com/pages/create.
  2. Clique para escolher uma Categoria.
  3. Forneça as informações necessárias.
  4. Clique em Criar Página.
  5. Adicione uma foto de perfil ou de capa opcional e clique em Salvar.

Observação: qualquer pessoa pode criar uma Página, mas somente os representantes oficiais podem criar Páginas de organizações, empresas, marcas ou figuras públicas.

Feito isso, ou caso você já tenha uma fanpage o caminho agora é conectar essa fanpage a sua conta do instagram (isso vai transformar sua conta no instagram em conta comercial também, fique atente) 

Para adicionar ou remover uma conta do Instagram da sua Página do Facebook:

  1. Abra sua Página do Facebook.
  2. No menu à esquerda, selecione Configurações.
  3. Selecione Instagram.
  4. Para adicionar uma conta do Instagram à sua Página, selecione Conectar conta. Garanta que a opção “Permitir acesso a mensagens do Instagram na Caixa de Entrada” esteja ativada e clique em Continuar. Insira o nome de usuário e a senha da sua conta do Instagram e selecione Entrar.
    • Se você não tiver uma conta empresarial, precisará converter a sua conta pessoal.
  5. Para remover uma conta do Instagram, selecione Desconectar e confirme que deseja remover a conta do Instagram.

Feito isso você está apto para integrar tudo dentro do Gerenciador de Negócios ou do Meta Business. Mas vamos entender um pouco cada um deles.

O que é o Facebook Business (Meta Business)?

O Facebook Business ou Meta Business Suite é uma ferramenta para o gerenciamento das suas atividades de marketing e publicidade na rede social. Não podemos nunca esquecer que o Facebook comprou o Instagram e o Whatsapp, e hoje a Meta controla esses 3 aplicativos, e mais o Messenger.

Eu tenho uma teoria de que quando o Facebook quer facilitar muito a nossa vida ele está de olho no nosso dinheiro. Muitas das configurações automáticas não devem ser utilizadas. 

Se você é do tempo do Gerenciador de Negócios do Facebook você ainda tem a ferramenta disponível, agora, se você nunca criou um business antes, talvez você só tenha acesso ao novo Meta Business.

Existem vantagens e desvantagens em usar ambas as ferramentas, o importante é que se entenda a estratégia e o caminho para executar, e isso pode ser feito nas duas ferramentas.

Para começar a saber sua real situação eu sugiro que acesse (logado em seu perfil pessoal no facebook) esse caminho:

Para criar um Gerenciador de Negócios:

  1. Acesse business.facebook.com.
  2. Clique em Criar conta.
  3. Insira o nome da sua empresa, seu nome e endereço de email profissional. Depois, clique em Avançar.
  4. Insira os detalhes da empresa e clique em Enviar.

Agora, se o Facebook te levar para o Meta Business Suite vamos entender um pouco a diferença.

O Meta Business Suite é uma ferramenta gratuita que reúne os recursos do Facebook, do Instagram e de mensagens em um único lugar. Com ele, você pode economizar tempo, conectar-se com mais pessoas e alcançar resultados melhores de negócios.

O Meta Business Suite permite visualizar notificações e responder a mensagens de forma rápida e simplificada, seja no desktop ou em dispositivos móveis. O recurso também permite criar ou programar publicações, stories e anúncios para a empresa, bem como ver insights úteis para otimizar as atividades.

Vamos ver como são as janelas em cada tipo de ferramenta:

Gerenciador de Anúncios:

marketing digital para eventos
Marketing Digital Para Eventos e Artistas

Clicando abaixo do lado esquerdo na engrenagem de configurações vai abrir um menu e você deve selecionar Gerenciador de Negócios e vai aparecer essa janela:

marketing digital para eventos
Marketing Digital Para Eventos e Artistas

Essa janela é a principal no Gerenciador de Negócios do Facebook. Nela você poderá conectar todas as suas atividades no facebook.

Em pessoas clique em adicionar e adicione seu perfil pessoal. 

Em páginas clique em adicionar e adicione a sua página de evento ou DJ.

marketing digital para eventos
Marketing Digital Para Eventos e Artistas

Entenda as diferenças:
Adicionar uma página (se ela já existir)
Solicitar acesso a uma página se ela estiver com outra pessoa
Criar uma nova página caso você ainda não tenha

Em conta de anúncios crie uma nova conta de anúncios:

MARKETING DIGITAL PARA EVENTOS
Marketing Digital Para Eventos e Artistas

Aqui, caso você já tenha usado sua conta pessoal de anúncios, você poderá trazer aquela antiga conta vinculada ao seu perfil pessoal a seu Business. 

Em Instagram, conecte sua conta do Instagram como ativo. 

Volte em pessoas, selecione você mesmo e atribua a você os ativos da sua conta. Quais ativos? Sua página de facebook, sua conta de anúncios e seu instagram.

Depois de tudo feito você deverá ver esses ativos atribuídos ao SEU NOME.

Até aqui, falamos diversas vezes em “ativos” e sobre como o Facebook Business facilita a gestão deles. Mas você pode estar se perguntando: o que são esses ativos? A resposta você confere abaixo!

Páginas

As páginas são, basicamente, os perfis da empresa dentro do Facebook. Por meio do Meta Business Suite, é possível reivindicá-las e conceder permissão para que outras pessoas possam gerenciá-las.

Contas de Anúncios

As contas de anúncios são usadas para que as empresas possam comprar publicidade no Facebook ou no Instagram. No Facebook Business, cada conta pode ter um meio de pagamento diferente e precisam ter, no mínimo, uma pessoa responsável;

Aplicativos

Os aplicativos podem ser usados como um complemento das suas estratégias dentro da rede social e você também pode gerí-los através do Business Facebook.

Por meio dele, você pode reivindicar e controlar todos os seus aplicativos a partir de um único ponto. Ainda, é possível compartilhá-los com parceiros ou com sua equipe.

Públicos

Os públicos são segmentações de usuários a partir de interesses, idade, demografia, comportamento e mais. No Gerenciador de Negócios ou Facebook Business, é possível criar e compartilhar públicos para a criação de anúncios;

Pixel

O Pixel é um recurso que permite monitorar as conversões em um site e criar públicos no Facebook a partir dele. Cada Facebook Business tem até 5 pixels disponíveis e é possível compartilhá-los com parceiros na conta. É através dele que rastreamos as conversões do seu site!

No shotgun veja aqui: https://shotgunpro-support.zendesk.com/hc/pt-br/articles/360018503919-Como-adicionar-um-pixel-%C3%A0-minha-p%C3%A1gina-de-vendas-

No sympla: https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/articles/115005561563-Como-fa%C3%A7o-para-inserir-um-pixel-do-Facebook-no-meu-evento-

Nas próximas dicas vamos aprofundar a questão do pixel e como tirar proveito dele. Se você tem dúvidas já deixe nos comentários abaixo.

marketing digital para eventos
Marketing Digital Para Eventos e Artistas

Erros para Evitar ao Criar uma Conta de Anúncios no Facebook

Veja os 3 principais erros que você deve evitar na hora de criar sua Conta de Anúncios no Business Facebook!

1. Selecionar a Forma de Pagamento Errada

Existem duas formas de pagamento no Facebook Business: 

  • Automático: via cartão de crédito, débito ou Paypal);
  • Manual: via boleto bancário).
2. Selecionar a Moeda Errada

Ao definir a forma de pagamento, no momento do cadastro, você também precisará selecionar a moeda com a qual será cobrado.

No caso, como estamos no Brasil, a moeda escolhida deverá ser o Real (BRL), obrigatoriamente.

Mas, o problema é que o campo da moeda já vem preenchido automaticamente com o padrão das configurações do seu computador.

Se esse padrão pode ser a moeda americana dólar (US$), não será possível criar nenhum anúncio, porque o Facebook não terá como cobrar de você.

3. Selecionar o Fuso Horário Errado

Outro fator importante é a escolha do Fuso Horário. No momento de criar a sua conta, fique atento às configurações do seu computador para não correr o risco de já estar selecionado um fuso de outro país. Essa configuração não poderá ser alterada futuramente.

Como você pode perceber, o Facebook Business é uma ótima ferramenta para qualquer empresa ou agência  e deve ser considerada para lidar com diferentes contas de anúncios e/ou páginas.

Esperamos que você tenha aproveitado ao máximo este artigo para aprender a usar o Facebook Business, desde a configuração até a adição de outras pessoas à sua conta, evitando possíveis erros.

Acompanhe a coluna PASSO A PASSO e fique por dentro de como fazer o marketing digital para eventos corretamente. Até a próxima!

Posted in

DJ Oblongui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?