Festivais em Wembley, uma boate em Liverpool e o Campeonato Mundial de Snooker em Sheffield estavam entre os eventos-teste.
Dados preliminares, como visto pelo The Times, sugerem que a transmissão de COVID-19 pode ser significativamente reduzida em grandes eventos pela introdução de triagem e ventilação aprimorada, dissipando os temores de que shows, shows e jogos esportivos possam causar graves surtos de coronavírus.
O estudo surge em meio à confusão e tensão sobre a flexibilização das restrições finais do bloqueio em junho, que agora estão sendo questionadas após o surgimento de mais uma variante.
De acordo com o jornal, os resultados dos julgamentos serão enviados aos ministros nos próximos dias, à medida que eles decidem o que fazer nas próximas etapas na luta contra o COVID-19, sendo os eventos piloto um detalhe-chave envolvido nas decisões.
Leia também: A vida clubber está voltando?
A decisão sobre a reabertura total da economia deve ser tomada no próximo mês, mas há temores de que a data possa ser adiada devido à nova variante.
Uma fonte do governo disse ao The Times que os dados eram “encorajadores”, acrescentando: “Isso ajudará a argumentar que esses grandes eventos não são inerentemente mais arriscados do que outras partes do setor de hospitalidade.
“Isso mostra que há coisas que você pode fazer para tornar essas configurações tão seguras quanto outras atividades diárias.
“É verdade que eles não serão 100% seguros, mas você pode reduzir o risco a um nível razoável.”
O governo passou o último mês hospedando eventos de teste do COVID, que incluíram uma boate em Liverpool, três jogos da FA Cup no Estádio de Wembley, o Campeonato Mundial de Snooker em Sheffield e o Brit Awards no O2 de Londres.
As pessoas nos eventos não eram obrigadas a usar máscaras ou exercer o distanciamento social, mas foram feitas para provar que tinham recentemente testado negativo para coronavírus e fazer os testes subsequentes depois, para rastrear os resultados das reuniões.
Leia a seguir: E quando a pandemia passar?