Conversamos com RIKO sobre os desafios do mundo da música eletrônica – 2022

riko
Riko

Conversamos com RIKO sobre os desafios do mundo da música eletrônica

O DJ e produtor paulista deixou o mundo corporativo para abraçar as nuances melódicas e progressivas da música e tornou-se o primeiro brasileiro a lançar na Purified Records

por Isabela Junqueira

Há 10 anos Henrique Capeleiro envolveu-se profissionalmente com a música eletrônica, mas desde a pandemia, foi forçado a repensar seus caminhos. E ainda bem, não é mesmo? A necessidade de reinvenção conduziu os caminhos de Henrique à criação do projeto RIKO, alias sob o qual vem atuando ao propagar o House melódico e progressivo.

Em pouco menos de um ano desde que começou a lançar músicas sob o nome RIKO, infiltrou-se entre as preferências musicais de Nora En Pure, que por sua vez, incluiu “By My Side”, faixa do DJ e produtor paulista, na Purified Records, selo que encabeça. Dessa forma, RIKO tornou-se o primeiro brasileiro a lançar pela gravadora suíça, abrindo os caminhos de uma carreira promissora.

Sabemos que não é fácil recalcular a rota, e que os desafios são diversos. Justamente por isso, convidamos RIKO para um papo sobre sua trajetória e aprendizados. Confira:

Olá RIKO, bem vindo à Tuntistun! Você se lembra quando sentiu a necessidade de se envolver profissionalmente com a música eletrônica e como traçou seu caminho para isso?

RIKO: Primeiramente é um prazer muito grande falar com vocês! A música eletrônica me acompanha desde 2006. Fui frequentador assíduo de festas por muitos e muitos anos. Porém, demorou muito pra que eu realmente tomasse coragem e aprendesse a produzir. Após alguns anos tocando como DJ, eu decidi me jogar de cabeça na música eletrônica e me dedicar 100% ao meu projeto autoral!

Sua trajetória profissional inicia-se como DJ no mercado corporativo, mas a pandemia foi decisiva para mudar muitas coisas por aí, não é mesmo?

RIKO: Sem sombra de dúvida a pandemia foi divisora de águas pra mim! Eu atuei anos no mercado corporativo atendendo diversas marcas, mas sempre me faltou algo! Nunca perdi as raízes que me ligavam ao eletrônico. A Pandemia me deu um chacoalhão e me fez repensar tudo. Me vi na necessidade de mudar tudo e correr atrás do sonho de viver da minha própria música! 

E como foi o processo de desenvolvimento da sua assinatura musical?

RIKO: Enquanto eu aprendia a produzir, eu testei bastante coisas entre o House e o Techno, mas desde que comecei a frequentar festas e raves, o lado melódico e progressivo sempre me chamou mais a atenção! Foi um processo natural, de seguir o que meu coração realmente gosta! Hoje minha música passeia no espectro do house melódico e progressivo. E o resultado veio! Acabei conseguindo suportes de artistas como Ferry Corsten,  Nora En Pure, EDX, Miss Monique, Cosmic Gate, etc.

Em quais aspectos você sente que a sua atuação anterior te auxilia no presente?

RIKO: Quando se toca pra muitos eventos diferentes, com públicos diferentes, idades, gostos, etc, você acaba desenvolvendo uma visão de pista bem ampla. Pois é necessário agradar uma pista de dança extremamente diversa! Acho que todo esse jogo de cintura moldou o RIKO de hoje pra enfrentar as pistas mais exigentes do Brasil! 

Acredito que um dos melhores termômetros do quão acurada é sua assinatura musical, é que em menos de um ano de lançamentos através dela, você tornou-se o primeiro brasileiro a lançar pela Purified. Como foi o caminho percorrido até chegar ao “sim” de Nora En Pure?

RIKO: Quando decidi seguir 100% meu coração e produzir o que amo de verdade, acabei produzindo a By My Side, meu debut na label da Nora En Pure! Sinto que isso é um grande exemplo pra todo mundo que sonha em assinar em grandes labels. Fiz a Track no meu quarto, enviei no e-mail igual todo mundo e pra minha surpresa ela foi assinada como single pela Purified e tocada pela Nora e outros grandes nomes! 

Por fim, para concluirmos, quais novidades você pode nos adiantar sobre o próximo semestre do ano? Valeu pelo papo, Riko!

RIKO: Como não deve ser surpresa pra muita gente, após algumas collabs com meu grande amigo GUGGA, decidimos fazer dessa parceria um duo oficial que será lançado em breve! E já com tracks de “estreia” assinadas por labels como a Ame Records (do Grupo Ame/Laroc), Purified, Siona, Area Verde e outras que divulgaremos muito em breve! 

No 2º semestre as pessoas vão ouvir bastante coisas novas e também collabs nossas com outros grandes artistas da cena! 

RIKO está no Instagram.

Veja outras entrevistas AQUI

Posted in

Equipe TUNTISTUN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?