BEHRINGER ANUNCIA COMERCIALIZAÇÃO DO RD-9 RHYTHM DESIGNER

Esperado por muitos a meses, o tão esperado RD-9 Rhythm Designer começou a ser comercializado. O revival da Roland TR-909, mantém fielmente a sensação original, mas também apresenta recursos modernos para se adequar ao músico e produtor do século 21.

Desenvolvida por Tadao Kikimoto, criado originalmente em 1983 como sucessor do infame Roland TR-808, a TR-909 foi a primeira bateria eletrônica a usar MIDI e samples, se tornando uma unidade clássica da Roland. A drum machine conquistou os músicos pela sua simplicidade funcional e a capacidade de processamento de parâmetros como attack, tone, tuning, decay ou accent.

Através de artistas como Daft Punk, Jeff Mills, 808 State, Aphex Twin e Mr. Fingers, o 909 foi instrumental no desenvolvimento do ainda relevante som house music do final dos anos 80 e início dos anos 90, e por anos, possuindo um similar peça de hardware tem sido um sonho para alguns.

O RD-9 apresenta um modo autêntico e um modo avançado. O modo autêntico permite sequenciar sons semelhantes ao lendário TR-909 da Roland, usando os componentes analógicos personalizados de Behringer. No entanto, existem alguns controles de desempenho mais modernos incluídos no RD-9. O modo aprimorado do RD-9 lhe dará acesso a mais recursos avançados e atualizados.

Crédito da imagem: Behringer

Outra novidade são 3 novos controles, que não existiam no original, com os quais o bumbo pode ser ajustado com pitch e profundidade de pitch, e controle de pitch para Hi-Hat 3 também é oferecido. Além disso, existem outros novos recursos que Behringer ainda não revelou.

Ainda não temos certeza sobre o preço, mas ainda esperamos que Behringer cumpra sua promessa de ter “um preço que cabe no bolso das pessoas, sem ser do bolso”. Resta a esperança de que ele custe o mesmo que o RD-8, que atualmente é vendido por não mais do que £ 270 no Reino Unido, enquanto você pode comprar um nos EUA por cerca de US $ 349.

Esta abordagem moderna para este clássico absoluto oferece o melhor dos dois mundos. Som novo ou som antigo? Modo avançado ou modo autêntico? O RD-9 permite que você decida. Confira a reapresentação do Behringer RD-9 Rhythm Designer com seus sons finais e deixe seu comentário dizendo o qual modo usaria.

Para obter mais informações, acesse o site da Behringer.

Com o RD-9 saindo da fábrica a Behringer também apresentou um vídeo em resposta às perguntas mais comuns sobre o RD-9. Neste vídeo, eles mostram como cada instrumento soa em total isolamento nos modos autêntico e aprimorado do RD-9. Prepare seus fones de ouvido e prepare-se para mergulhar em alguns exemplos de áudio detalhados, bem como uma explicação sobre como o recurso Flam funciona no RD-9.

Leia também: TECHNICS lança um novo toca disco

Pedro Caixeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?